Pular para o conteúdo

Resumo das Principais Notícias de Guarapari (ES) – Terça-feira, 4 de novembro de 2025

Terça-feira marcada por mudanças no tempo, ações de segurança e movimentação cultural na cidade.

Resumo das Principais Notícias de Guarapari (ES) – Terça-feira, 4 de novembro de 2025
Resumo das Principais Notícias de Guarapari (ES) – Terça-feira, 4 de novembro de 2025 2

A terça-feira, 4 de novembro de 2025, foi marcada por importantes movimentações políticas no município de Guarapari, especialmente no contexto de transição de governo e de participação cidadã. No início desta semana, aconteceu a primeira reunião oficial entre as equipes de transição do prefeito em exercício, Edson Magalhães, e do prefeito eleito, Rodrigo Borges. O encontro, realizado na segunda-feira (3), definiu o cronograma de reuniões setoriais que abordam temas prioritários para a cidade, como saúde, educação, programação do verão 2025, contratação de profissionais para a rede pública de ensino, merenda escolar, infraestrutura administrativa e regulamentação dos ambulantes.

Política Local

Dentre os tópicos mais debatidos, destacaram-se o planejamento para o atendimento ao grande contingente de turistas que Guarapari recebe no verão (chegando a quase um milhão de visitantes em janeiro), a urgente necessidade de estratégias antecipadas para o carnaval, e a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais. Ricardo Rios, integrante da equipe de transição do novo prefeito, ressaltou a importância da antecipação do planejamento do carnaval e do diálogo com os setores cultural e turístico, visando repasses e contratos bem antes do evento, o que representa uma mudança significativa frente à tradição de decisões em cima da hora.

Essa postura demonstra uma busca por maior eficiência, transparência e participação democrática nos processos administrativos e de políticas públicas em Guarapari. O processo de transição também se conecta à mobilização da sociedade civil através de consultas públicas e processos participativos, como visto no caso da política de educação ambiental que será debatida com a população ao longo deste mês.

No âmbito legislativo, a Câmara Municipal tem mantido sessões ordinárias regulares e abriu a agenda para eventos de relevância comunitária, reforçando seu papel de fiscalização, representação e interlocução junto à população.

Paralelamente, uma pauta sensível, de repercussão estadual, foi o acompanhamento por órgãos de controle de denúncias relacionadas à gestão de contratos do poder executivo municipal. Um despacho da 5ª Promotoria de Justiça Cível de Guarapari, divulgado em julho de 2025, revelou a instauração de uma “notícia de fato” para averiguação de contratação de serviços terceirizados por valores superiores a 93 milhões de reais — embora, até o momento, sem elementos materiais suficientes para instauração de inquérito civil. O Ministério Público solicita regularmente informações à prefeitura e reforça a necessidade de transparência, em atenção às demandas dos cidadãos.

Segurança Pública

O setor de segurança pública em Guarapari segue sob os holofotes, sobretudo após a divulgação da terceira edição do Anuário Estadual da Segurança Pública pelo Governo do Espírito Santo neste segundo semestre de 2025. Os dados apresentados refletem os avanços do Estado, que conseguiu reduzir significativamente os índices de violência letal (homicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios) e registrar resultados históricos, tais como a menor taxa de homicídios dolosos em 28 anos.

Em 2024, a taxa estadual de homicídios caiu para 20,7 por 100 mil habitantes, graças à consolidação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Crimes patrimoniais (roubos e furtos a residências, pessoas e veículos) também apresentaram queda acentuada, além da redução dos casos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ e em transporte público. Para Guarapari, esse contexto se reflete em um ambiente mais seguro para moradores e turistas, o que é fundamental para uma cidade fortemente dependente do turismo.

Por outro lado, há desafios persistentes, como o aumento dos casos de feminicídio, latrocínio, estelionato (muitos praticados via internet), violência doméstica, e crimes contra a dignidade sexual. O governo estadual tem atuado para intensificar a tecnologia de monitoramento urbano, ampliando a instalação de totens de segurança em áreas de grande fluxo de pessoas, incluindo pontos estratégicos em Guarapari, visando fortalecer ações preventivas e agilizar respostas operacionais.

Incidentes pontuais também mobilizaram a atenção. Em março, um boletim de ocorrência por tentativa de homicídio envolvendo uma oficial de justiça durante cumprimento de mandado judicial foi registrado no bairro Santa Mônica, evidenciando a complexidade das ações de campo e a importância da atuação integrada das forças policiais e da Justiça local.

Guarapari também inaugurou recentemente um novo posto de identificação da Polícia Civil, ampliando a capacidade de atendimento à população no Centro Administrativo Municipal. Isso demonstra investimentos em infraestrutura de segurança cidadã, proporcionando celeridade na emissão de documentos e maior interação direta da comunidade com as instituições públicas.

Por fim, a Delegacia Online permanece como instrumento essencial para a população formalizar denúncias e registrar ocorrências, facilitando o acesso à polícia civil e promovendo o engajamento na prevenção criminal.

Eventos Culturais, Esportivos e Programação de Verão

O mês de novembro marca a largada para um dos períodos mais aguardados em Guarapari: a temporada de eventos culturais, esportivos e musicais que movimenta turismo e atrai moradores e visitantes de todas as idades. A Prefeitura, junto às Secretarias de Cultura, Turismo e Esporte, divulgou a programação oficial do Projeto Novo Verão 2025, que acontecerá de janeiro até o carnaval de 2026, com mais de 30 atrações confirmadas entre shows, atividades esportivas e festas tradicionais.

A agenda contempla desde eventos gratuitos ao ar livre, como campeonatos de vôlei de praia, futevôlei, peteca, natação e circuitos de beach tennis (Projeto Estação Esporte), até shows musicais com grandes artistas nacionais (Anitta, Jorge & Matheus, Vintage Culture, Léo Santana, entre outros)_em casas de shows como Multiplace Mais, Brava Club e P12. Os famosos blocos de carnaval de rua já esquentam os motores, com programações especiais em praias como Morro, Castanheiras e Setiba.

Em novembro, os destaques já estão presentes com a realização de etapas estaduais e nacionais de bodyboarding na Praia do Morro, que reuniram mais de 200 atletas no último final de semana e consolidaram o município como referência nacional na modalidade. Atletas locais como Luiz Monjardim e Henry Cogo foram campeões em suas categorias, fortalecendo o vínculo da comunidade com o esporte, atraindo turismo esportivo e promovendo lazer saudável.

O ponto alto do mês é o inédito recebimento da etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, da World Surf League (WSL), entre 20 e 23 de novembro, na Praia do D’Ulé. A cidade, agora no circuito internacional do surfe, se prepara para receber os principais nomes da América do Sul e uma estrutura única, fomentando a economia, a inclusão social e a visibilidade cultural e esportiva.

Antes da data, Guarapari sedia outras importantes competições, como o Campeonato Estadual de Bodyboarding, que mobilizou o turismo esportivo no começo de novembro, transformando a Praia do Morro em arena para atletas profissionais, amadores e novos talentos do bodyboarding capixaba.

A tabela abaixo resume alguns dos principais eventos do período:

DataEvento/PontoHorárioDescrição
1 e 2 de novEstadual de BodyboardingPraia do Morro, manhã-tarde200+ atletas, várias categorias
20 a 23 de novCircuito Banco do Brasil WSLPraia do D’Ulé, integralMundial de Surfe, etapa WSL, entrada gratuita
23 de novDia D MultivacinaçãoDiversas Unidades de Saúde08h às 15h
12 a 15 de novCongresso Nacional de SIMHotel Sesc, integralEvento técnico sobre inspeção municipal
08 a 09 de novCircuito Brasileiro BodyboardPraia do MorroAtletas nacionais e internacionais
21 de dezEspetáculo Ballet InfantilTeatro Universitário, Vitória19h – Cultura regional
Jan-fev/2025Programação VerãoVárias praias/casas de showDiversão, shows, esportes, carnaval

A riqueza da programação reforça o título de Guarapari como “capital do verão capixaba”.


Clima

O clima em Guarapari nesta terça-feira (04/11/2025) foi fortemente impactado por alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu dois avisos amarelos (“perigo potencial”) para chuvas intensas, tempestade, possibilidade de granizo e ventos de até 60 km/h, com validade até o início da madrugada de quarta-feira (5/11/25).

A previsão apontou temperaturas variando de 21°C (mínima, à noite/início da madrugada) a picos de 32°C durante a tarde, alta umidade pela manhã (até 95%) e queda para 50% durante os períodos mais secos do dia. Os ventos sopraram predominantes do nordeste ao norte, geralmente de intensidade fraca, porém com risco de rajadas fortes em pontos isolados.

Além do risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas, a população foi alertada sobre riscos pontuais de granizo e ventos intensos. Foram recomendadas medidas de proteção, como não se abrigar sob árvores e buscar informações em caso de emergência pela Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Nos próximos dias, a previsão mantinha-se para tempo instável: quarta-feira (5) com tempo úmido e temperaturas entre 21°C e 31°C, quinta (6) e sexta (7) mais frias (17-25°C), com chuvas, nuvens e chance de trovoadas, sinalizando o início do período chuvoso típico do verão capixaba. Chuvas que ocorrem nesta época são geralmente passageiras e, na maior parte do dia, alternam-se com períodos de sol, propiciando praias cheias e intensa circulação na cidade durante os intervalos de tempo estável.

Trânsito e Mobilidade

Destacando o compromisso com a segurança viária e com a experiência dos moradores e turistas, Guarapari apresentou redução histórica no número de multas de trânsito aplicadas no primeiro trimestre de 2025: foram apenas 353 infrações, contra 6.470 registradas no mesmo período de 2024, representando queda de 94,5%. Essa queda expressiva é atribuída à nova abordagem da fiscalização municipal, voltada prioritariamente para educação, conscientização e campanhas preventivas, aplicando sanções apenas em casos graves.

O município investiu em melhorias da sinalização viária, infraestrutura das vias e ações educativas como parte da política de trânsito seguro. A atuação integrada com a Polícia Militar também colaborou ao reforçar blitze, patrulhamentos em pontos estratégicos e o aumento da sensação de segurança pública.

Para o fluxo do tráfego, recentemente a prefeitura e o DER-ES concluíram a pavimentação do trecho da Rodovia ES-060 (“Estrada do Flamboyant”), conectando o bairro Village do Sol à comunidade de Amarelos. A obra, que envolveu quase R$ 40 milhões, melhorou significativamente o acesso turístico e o escoamento agrícola local, além de estimular práticas esportivas e fortalecer a integração rural-urbana.

Novas intervenções viárias e demandas complementam a pauta, como estudos para implantação de rotatória no cruzamento da Avenida Paris com a Avenida Padre José de Anchieta e avaliações para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas nas proximidades da ponte central da cidade.

Com a chegada do verão e a previsão de alta ocupação turística, autoridades municipais solicitam que motoristas redobrem o cuidado e priorizem deslocamentos a pé para praias e atrações próximas, minimizando congestionamentos e riscos de acidentes.

Saúde

A área da saúde foi um destaque positivo em Guarapari, com a ampliação dos horários de funcionamento das principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de março de 2025, medida mantida ao longo do semestre para atendimento da demanda reprimida por consultas, exames preventivos (incluindo preventivo de câncer de colo de útero) e outros procedimentos de atenção primária.

A extensão dos atendimentos para o horário noturno (16h às 20h), todos os dias úteis, permitiu reduzir ou eliminar as filas e desafogar a superlotação da UPA municipal. A iniciativa prevê serviços com e sem agendamento, incluindo testes de ISTs e aferição de pressão arterial. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que essa política contribua para maior acessibilidade ao SUS, atendimento de qualidade e racionalização dos fluxos em toda a rede pública local. Unidades como ESF Maria Lúcia Lora (Jabaraí), ESF Normilha Cunha (Perocão), ESF Pedro Machado (Bela Vista), ESF Plínio Gustavo Lourosa (Santa Mônica), ESF Arnaldo Magalhães (Muquiçaba), ESF Itapebussu, ESF Mário Sérgio C. Pereira (Kubitschek), entre outras, funcionam em rodízio para garantir cobertura completa.

A Prefeitura também anunciou a realização do Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes em 23 de novembro, das 8h às 15h, em várias unidades de saúde. A campanha busca atualizar o cartão vacinal e ampliar as coberturas de imunização de doenças preveníveis, sensibilizando pais e responsáveis para o dever da proteção coletiva.

No âmbito da participação cidadã, destaca-se a existência de canais oficiais de ouvidoria para saúde: denúncias, reclamações, elogios e sugestões podem ser registradas pela Ouvidoria SUS (telefone 0800 276 3482; e-mail [email protected]), promovendo transparência e diálogo entre gestores e população.

Educação e Educação Ambiental

O setor educacional de Guarapari segue fortalecido em 2025 com a publicação do calendário escolar detalhado para o ano letivo, organização de procedimentos de matrículas/chamada pública e processos seletivos para contratações temporárias de professores, especialmente para educação especial e reserva de cadastro para diversas funções. Esses processos buscam assegurar o início regular das aulas e o pleno funcionamento das escolas, elementos cruciais diante do aumento populacional sazonal característico da cidade.

Outro marco relevante no dia 4 de novembro de 2025 é o início da consulta pública municipal para o Plano de Educação Ambiental. A prefeitura convocou a população a participar do envio de sugestões, percepções e demandas através do preenchimento de um questionário virtual, disponível no site oficial até o dia 30 de novembro. Os resultados nortearão oficinas comunitárias e culminarão na redação da minuta da nova lei municipal de educação ambiental até julho de 2026, em consonância com as diretrizes estaduais e nacionais. O processo é conduzido por um Comitê Gestor intersetorial – envolvendo Meio Ambiente e Educação – e é apoiado por formação técnica oferecida por UFES, IEMA e LabEA.

O subsecretário de Meio Ambiente, Rafael Monteiro Zouaim, destacou a centralidade do processo democrático para consolidar uma cultura de sustentabilidade em Guarapari. A coordenadora do comitê, Ticiani Rossi, enfatizou a legitimação do processo e a expectativa pela aprovação legislativa da futura lei ambiental, fundamental para a integração escola-comunidade e a promoção de práticas sustentáveis permanentes.

O canal da Ouvidoria Escolar segue aberto para a participação direta de pais e responsáveis na fiscalização da qualidade da merenda escolar e demais aspectos do cotidiano escolar, consolidando a cidadania ativa, controle social e transparência pública.

Infraestrutura e Obras Públicas

Em 2025, Guarapari colhe frutos de investimentos em infraestrutura urbana, viária e turística. Após a entrega do novo trecho da ES-060 (Estrada do Flamboyant), o DER-ES anunciou mais 8 quilômetros de pavimentação para conectar Amarelos a Rio Claro, beneficiando agricultores e melhorando o escoamento produtivo e a mobilidade de comunidades rurais. O município também pleiteia estudos para mais intervenções urbanas, com vistas a garantir segurança e fluidez nos pontos críticos do tráfego.

Na zona costeira, destaque para a etapa final das obras de revitalização do calçadão da orla de Meaípe, com previsão de entrega antes da alta temporada de verão. O investimento de R$ 648 mil (convênio Prefeitura/Caixa/Ministério do Turismo) contempla novo calçamento, paisagismo e instalação de corrimãos, agregando valor ao turismo, promovendo acessibilidade e impulsionando o comércio local. As melhorias sucedem o engordamento da praia e obras de contenção executadas pelo governo estadual entre 2023 e 2024, que salvaram da erosão um dos cartões-postais de Guarapari.

Trabalhos em praças públicas, quadras esportivas e vias urbanas seguem em ritmo acelerado para entregar à população equipamentos de lazer e mobilidade até o início da temporada do verão, reforçando o compromisso da gestão com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Adicionalmente, a prefeitura publicou novo decreto para facilitar a comprovação de posse (sem efeito de propriedade) para emissão de documentos edilícios (habite-se, alvarás, regularização de obras), permitindo maior agilidade administrativa e cidadania aos que buscam regularização de seus imóveis — sem retirar do judiciário a competência sobre disputas de propriedade.

Turismo e Economia

Guarapari segue consolidada como o principal polo turístico do Espírito Santo, recebendo visitantes de todo o país especialmente de novembro a fevereiro. As praias, somadas a uma programação de atividades culturais, esportivas, gastronômicas e vida noturna agitada, garantem alta ocupação em hotéis, pousadas e casas de temporada. Restaurantes como Cantinho do Curuca e Gaeta seguem em alta, especialmente durante os festivais gastronômicos de verão.

Guias especializados e portais de viagem destacam não apenas as praias urbanas (Praia da Areia Preta, Praia do Morro, Bacutia, Peracanga, Castanheiras, Meaípe), mas também a Rota da Ferradura — circuito gastronômico e ecológico rural —, o Parque Estadual Paulo César Vinha, trilhas do Morro da Pescaria, passeios de escuna e o movimento crescente de turismo esportivo. Com a realização de competições internacionais como o Mundial de Surfe e estaduais de bodyboarding, a cidade agrega novos públicos, estimula o setor de serviços e aquece o comércio local.

Agências de turismo e a Prefeitura vêm investindo em campanhas de divulgação e infraestrutura, conciliando o desenvolvimento econômico, respeito ambiental e o ordenamento do espaço urbano, sobretudo em relação ao uso da faixa litorânea e à regulação de ambulantes na alta temporada.

Participação Cidadã

O exercício da cidadania é incentivado com canais públicos oficiais para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre qualidade dos serviços públicos (ouvidoria geral, da merenda escolar e da saúde), acompanhamento de políticas públicas e fiscalização do orçamento participativo. A Prefeitura e a Câmara Municipal mantêm sites e ouvidorias acessíveis, permitindo ao cidadão capixaba colaborar ativamente nas decisões que afetam o cotidiano da cidade.

A consulta pública para o Plano de Educação Ambiental (disponível até 30 de novembro) é exemplo recente desse compromisso com a escuta democrática, sendo o primeiro passo para construções legislativas de ampla legitimidade.

Atividades Esportivas

Além dos eventos profissionais de surf e bodyboarding, a temporada de verão promoverá campeonatos abertos de futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, natação e travessias aquáticas em praias como Castanheiras, Morro, Peracanga e Meaípe, com destaque especial para iniciativas do Projeto Estação Esporte. Oficinas e vivências esportivas são ofertadas para todas as faixas etárias, fomentando cidadania, saúde, socialização e integração comunitária.

A prefeitura recentemente revitalizou quadras de areia e espaços esportivos para garantir infraestrutura adequada e democratizar o acesso ao esporte para moradores e visitantes.

Considerações Finais

Esta terça-feira, 4 de novembro de 2025, reafirmou o dinamismo de Guarapari como cidade turística e balneário de referência no Espírito Santo. O município segue avançando em políticas de saúde, educação, infraestrutura, segurança e cultura, valorizando a participação cidadã e o planejamento estratégico. Os desafios persistem, especialmente diante da pressão sazonal da alta temporada, necessidade de inclusão e sustentabilidade, mas os dados e iniciativas governamentais dialogam com otimismo frente às perspectivas do verão 2025/2026 e da década por vir.

Guarapari exemplifica o esforço do litoral capixaba em unir tradição, hospitalidade e inovação, equilibrando economia, ambiente e bem-estar para seus habitantes e para os milhões que, de férias ou de passagem, escolhem a cidade como destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *