
ANCHIETA (ES), quinta (30) — Aproximar a teoria da sala de aula da rotina e das demandas do mercado de trabalho é a proposta da Base Rerigtiba, projeto que reúne 111 estudantes do ensino técnico e médio de Anchieta, no Litoral Sul do Estado. A iniciativa, realizada em parceria entre a LMI, a Samarco, escolas locais e a comunidade, envolve jovens das escolas Coronel Gomes de Oliveira e Paulo Freire na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) voltados para a realidade fabril.
O nome do projeto faz referência à história local: Rerigtiba é o nome indígena de Anchieta e simboliza a conexão entre território, educação e futuro. Durante a jornada, os alunos contam com o acompanhamento direto de mentores e especialistas das empresas.
Uma das etapas mais aguardadas do cronograma começa neste mês de outubro, quando os 111 estudantes — divididos em grupos de 36 alunos — realizam três visitas técnicas às instalações da Samarco, no complexo de Ubu, nos dias 6, 14 e 28 de outubro. A programação será encerrada nos dias 29 e 30 de outubro com uma banca avaliadora formada por gestores da própria indústria, que analisarão os projetos desenvolvidos pelos jovens.
Formação de talentos e perspectiva de futuro
Para os alunos, a imersão representa a chance de vivenciar a prática do setor produtivo antes mesmo de ingressar no mercado.
“Está sendo uma experiência muito interessante, porque estamos tendo contato com situações que fazem parte da realidade da indústria. Na visita à Samarco para a apresentação do TCC, espero conhecer melhor os processos, aprender com os profissionais e ver de perto aquilo que estamos estudando. Tenho muita vontade de trabalhar nessa área e, quem sabe, ter a oportunidade de fazer parte da Samarco no futuro”, destaca Thiago Destefani Goltara, aluno do 3º ano do curso técnico em Eletromecânica.
Além do impacto direto nos estudantes, a iniciativa engloba 111 famílias e visa fortalecer o ecossistema educacional e econômico de Anchieta e municípios vizinhos.
“A Base Rerigtiba aproxima os estudantes da realidade da indústria, permitindo que eles conheçam desafios reais, tenham contato com profissionais e desenvolvam seus projetos a partir dessa experiência. Mas queremos ir além: contribuir para a formação e a qualificação dos talentos da nossa própria região. É uma construção conjunta, que envolve escola, indústria, mentores, estudantes e famílias, e que pode deixar um legado para Anchieta ao criar novos caminhos para os jovens e fortalecer a mão de obra local”, afirma Glasiela Freire, gerente de RH da LMI.
Serviço
- Evento: Visitas técnicas e bancas finais da Base Rerigtiba
- Datas das visitas: 6, 14 e 28 de outubro
- Banca avaliadora: 29 e 30 de outubro
- Local: Samarco (Complexo de Ubu – Anchieta/ES)
- Público: Alunos das EEEFM Coronel Gomes de Oliveira e Paulo Freire
